Cédula do Produto Rural Verde impulsiona conservação de florestas e amplia mercado de carbono.

À medida que a urgência das mudanças climáticas se torna mais evidente a cada dia, a sociedade está sendo confrontada com um dilema crítico: que tipo de mundo estamos financiando com nossas ações atuais e como estamos moldando o futuro para nós e as próximas gerações?

Nesse contexto, a emissão da primeira Cédula do Produto Rural Verde (CPR Verde) pela Conscience Carbon Group S/A, registrada na B3 S.A.- BRASIL, BOLSA, BALCÃO no dia 16 de junho de 2023, não é apenas um marco, mas uma oportunidade para uma reflexão mais profunda sobre as escolhas que fazemos como sociedade e como essas escolhas reverberam no futuro do nosso planeta.

O projeto de conservação de floresta nativa, denominado Abraço da Floresta, desenvolvido pela empresa Conscience Carbon, e que está em processo de certificação pela Caaobi Certificadora, recebeu o investimento da empresa Agro Nixmar, e destaca uma realidade inegável: a necessidade premente de conservação e proteção de nossas florestas nativas – ponto importante, também reforçado pela bióloga e presidente da Cosncience Carbon, Adriana Oliveira.

As florestas não são apenas paisagens idílicas, mas ecossistemas vitais que regulam o clima, abrigam uma biodiversidade inestimável e fornecem serviços essenciais para a vida humana e do planeta“, frisou.

Essa iniciativa, contudo, vai além da mera preservação ambiental. Ela também carrega consigo o poder de democratizar o mercado de carbono, incluindo pequenas e médias propriedades e fortalecendo a agricultura familiar. “Através da CPR Verde, estamos investindo não apenas na compensação de nossa pegada de carbono, mas também na promoção de um mercado mais inclusivo“, afirmou a proprietária da Agro Nixmar, Daguimar Ramos.

Mais sobre o projeto

O projeto Abraço da Floresta, com seus modestos 27 hectares, se destaca em meio aos grandes projetos de crédito de carbono desenvolvidos em extensas áreas. Esse contraste não apenas evidencia a diversidade de abordagens para a preservação ambiental, mas também exemplifica um esforço de tornar o mercado voluntário de carbono mais inclusivo e igualitário.

Ao investir na conservação de florestas nativas por meio da CPR Verde, a mensagem que ecoa é que a busca por um futuro mais sustentável não está reservada apenas para os gigantes do mercado, mas também para aqueles que dedicam esforços em propriedades menores. “Esta abordagem não somente fortalece a agricultura familiar, mas também valoriza a importância das ações individuais na luta contra as mudanças climáticas”, explicou Adriana.

Segundo a presidente, a iniciativa do projeto Abraço da Floresta é um convite a olhar além do presente imediato e considerar as ramificações mais amplas de nossas decisões. “Estamos no limiar de um novo paradigma, onde as práticas sustentáveis e inclusivas se tornam cada vez mais urgentes. O instrumento financeiro CPR Verde contribui para o desenvolvimento e financiamento de novos projetos semelhantes que não apenas oferecem a possibilidade de mitigar as emissões de carbono, mas também de construir um caminho mais justo e equitativo para o futuro”, acrescentou.

É importante destacar, ainda, que o projeto Abraço da Floresta reforça que cada hectare preservado é um passo em direção a um mundo mais sustentável. “A mensagem é clara: não importa o tamanho da contribuição, cada esforço conta na construção do futuro que estamos financiando“, pontuou a proprietária da Agro Nixmar.

A emissão de novas CPR Verde são emitidas é um lembrete de que as escolhas de hoje moldam o mundo de amanhã: um mundo que seja sustentável, inclusivo, equitativo e mais resiliente.

2 respostas

  1. SENSACIONAL! , na verdade, EXTRAORDINÁRIO!!… Honrado em poder acompanhar de perto, os corações de todos os envolvidos!. Aos poucos, o nome PROJETO, vai se substituindo por REALIZAÇÃO!!. INEXPLICÁVEL , é ver tamanha vontade, superar todos os Degraus surgidos até aqui, por cada membro com tamanha presteza e dedicação!
    Simplesmente…… PARABÉNS!

  2. Areas verdes em pequenas propriedades somadas resultados imensuráveis. Parabéns aos agentes da consciência Carbon em especial Adriana Oliveira por sua visão e sensibilidade. Prosperidade ao projeto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *