Conscience Carbon participa dos encontros e fortalece valores de governança e compliance

Promover o entendimento de pessoas e empresas sobre os riscos e oportunidades no combate à corrupção, contribuindo para um mundo mais justo, inclusivo, pacífico e sustentável: essa é a premissa da Plataforma de Ação contra Corrupção do Pacto Global da ONU Brasil.

Para garantir a segurança em suas transações comerciais e, portanto, a efetividade na contribuição para mitigação das mudanças climáticas, a Conscience Carbon, empresa que desenvolve e implementa projetos para a geração de créditos de carbono, participa ativamente dos encontros trimestrais do órgão, que acontecem quatro vezes ao ano.

Na manhã de quinta-feira, 22, foi realizado o primeiro encontro de 2024, que contou com atualizações sobre o andamento das atividades e projetos do Movimento Transparência 100% e das Ações Coletivas, dos Comitês de Projeto, além de compartilhar boas práticas para a governança corporativa eficaz e o desenvolvimento de soluções anticorrupção.

Para a CEO da Conscience Carbon, Adriana Oliveira, a participação em iniciativas como esta é de suma importância pois, embora a empresa promova a conservação de florestas nativas e proteção da biodiversidade, mais facilmente notados, seu protagonista é o crédito de carbono que, por ser intangível, exige uma política de governança rígida, e um compliance eficiente que garanta a credibilidade da empresa e de seus projetos.

“Mantemos uma estrutura de governança corporativa robusta e transparente para garantir a eficácia na implementação de nossos projetos e a sustentabilidade financeira da empresa. Por isso, nos sentimos compelidos a participar desse evento que contribuirá muito para mantermos a transparência e confiabilidade que preconizamos”, afirmou Adriana.

“Nos esforços para reduções de emissões de gases de efeito estufa, o mecanismo de créditos é considerado parte fundamental na jornada de descarbonização que o mundo tanto almeja, diante desse cenário em plena ascensão mundial, a grande discussão do momento é sobre a confiabilidade desses créditos, a metodologia utilizada para medir e contabilizar o crédito de carbono e a regularidade das propriedades que originam os mesmos, nesse sentido a Conscience Carbon garante total segurança as empresas interessadas em adquirir nossos créditos de carbono”, complementou.

Na prática​

A principal preocupação do Pacto Global – Brasil é o desvio de muitos recursos em função da corrupção no cenário global,  impedindo o desenvolvimento econômico, social e sustentável das empresas, das organizações e dos Estados.

Por isso, as Ações Coletivas Anticorrupção do Pacto Global são um processo colaborativo de cooperação entre diferentes stakeholders, que aumentam o impacto e a credibilidade de ações individuais e nivela o jogo entre competidores.

Trata-se de um método reconhecido internacionalmente na luta contra a corrupção. Elas tornam as práticas de negócios mais justas, mais frequentes e aumentam a ação individual ou alcance de players mais vulneráveis, por meio de uma aliança de organizações com objetivo comum. Estrategicamente, fazer parte de uma ação coletiva demonstra comprometimento do negócio aos princípios de responsabilidade social corporativa e a programas de compliance realmente efetivos.

A atuação da Plataforma de Ação contra Corrupção se relaciona com o 10º Princípio do Pacto Global, o qual determina que as empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina, e com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *